terça-feira, 15 de maio de 2012

Anatomia da Unha

Há meses que falo em proteger, cuidar, pintar, dar forma, brilho e personalidade às unhas.
Mas ainda não falei do assunto mais importante. A anatomia da unha.
Pois é.. acho muito importante que eu e voces, apaixonadas por unhas, tenhamos um conhecimento mais promenorizado do que são feitas as pontinhas do nossos dedos.

As unhas são nada mais nada menos que placas córneas que se dispõem na superfície dorsal das falanges terminais dos dedos das mãos e dos pés! São constituidas por queratina dura (ou morta) chamada oniquina. A oniquia é uma proteína rica em enxofre, cistina, arginina, com 7% a 16% de águra, cálcio e ferro.

Antes de mais deixo aqui uma das ilustrações que preparei:











































O crescimento da unha começa na matriz, que é o "coração" da unha. A matriz é a cama onde as células especiais da pele formam a superfície da unha. Os danos na matriz provocam deformidade permanente, podendo até causar a paragem do seu crescimento normal.

As unhas estão firmemente implantadas na raiz da unha. A raiz está implantada numa ranhura debaixo da dobra da unha próxima logo acima da matriz.

A raiz da unha e a matriz estão protegidas pela dobra próxima da unha, que é a dobra da pele na base da unha. Acima da dobra próxima da unha está a meia lua branca na base da unha, a lunula, que é uma extenção da matriz.
Porque a superfície da unha ainda está a endurecer à medida que cresce por cima da lunula, é macia e pode danificar-se facilmente. A superfície da unha em si mesma é composta por queratina morta, como já referi em cima. Na matriz da unha, os queranócitos (um tipo de célula de pele) são compactados e achatados à medida que se movem para a frente da superfície da unha. As células compactadas formam a dura superfície da unha.

A cama da unha é a secção rosa da pele que se expande após a lunula. A cama da unha é ricamente fornecida com vasos de sangue capilares que a oxigenam e lhe dão o seu tom rosa saudável. Os médicos podem rapidamente verificar a circulação das mãos ao apertarem a sua base, chamada eponychium . A superfície da unha adere á cama da unha até ao fim da mesma, este limite chama-se hyponychium. A cutícula fecha a cama da unha e a matriz do ar e da água. Sem esta protecção, estas duas áreas criariam uma bolsa morna de pó para os germes crescerem. Por isso é que a cutícula não deve ser cortada, pois quando assim é cresce em dobro.


















Como foi previamente mencionado, as células queratinadas da pele formam a superfície da unha. Estas células achatadas mantêm-se juntas e formam camadas. Existem aproximadamente 25 camadas de células queratinadas que formam a superfície da unhas e também muitos espaços com ar. Isto permite que seja absorvida dez vezes mais água pela unha do que pela pele. Isto pode ser verificado quando as unhas estão imersas em água, por exemplo durante o banho e se tornam muito transparentes e moles.


A evaporação da água embebida nas unhas pode ser muito danificante porque quebra as ligações que mantêm as células juntas e isso causa unhas enfraquecidas e descamadas. De facto a água é uma das substancias mais prejudiciais para as unhas!

A parte superior das unhas é formada na parte mais profunda da matriz, enquanto que as camadas inferiores são formadas junto da cuticula. Isto resulta numa superfiície muito dura e numa camada inferior muito mais macia da superfície da unha. As camadas das células queratinadas tornam-se nas três camadas principais da superfície da unha. A camada superior e inferior são as mais finas como a camada média a ocupar aproximadamente 75% da superfície da unha. A camada superior é densa e dura, mas fina.

Esta camada que habitualmente descama, devido aos danos causados às ligações entre esta e a camada média, expondo a camada média mais grossa mas um pouco mais macia. A quebra dessas ligações permite que mais água se infiltre entre as camadas causando mais descamação. A camada inferior da unha é muito fina e contém alguma queratina macia. Esta camada liga-se fortemente à cama da unha. Quando as unhas se tornam demasiado secas e escamam, não apenas se tornam mais finas, mas a camada superior também foi perdida, deixando as outras camadas mais frágeis expostas. As unhas têm de ser protegidas desta condição e por isso é recomendável o uso de luvas para lavagens. O verniz de unhas ou uma camada superior de gel também ajudam a proteger as unhas, tal como massajar com óleo ou creme na área da cuticula.

Por isso é que o mito que o verniz estraga e o gel poe as unhas fracas é falso. O verniz sempre acompanhado com uma base de qualidade impermiabiliza a unha e o gel, como já disse em posts anteriores, para além de igualmente impermiabilizar a unha dá-lhe força, estruta e corpo!

O fundamental é a unha respirar e esse respiro dá-se através da base, ou seja junto à cuticula.

Espero que esta pequena explicação tenha sito útil.
















♥ andreia




Fonte - Meu caderno do curso de técnica de unhas de gel! 







.

Sem comentários:

Enviar um comentário